Aula avulsa de Direitos Humanos – Patricia Magno

DH e Pessoas Privadas de Liberdade

DH e Pessoas Privadas de Liberdade

⏰ 4 horas/aula

✨ Certificado de conclusão

✨ Material complementar de apoio às aulas

DH e Pessoas Privadas de Liberdade

R$107
  • ATÉ 10x SEM JUROS

Prazo de Visualização:
. 90 dias a contar da compra
. cada aula pode ser visualizada por 3 vezes.

Objetivo:

  • Estudar os direitos humanos das pessoas em situação de vulnerabilidade em razão da privação de liberdade, o papel das instituições de justiça no enfrentamento à tortura e preparação para concursos públicos na área jurídica.

Conteúdo Programático:

56. Pessoa privada de liberdade. Relatório sobre DH no Brasil. Sistema Penitenciário, Sócio Educativo e Asilar: tripé institucional manicomial. Privatização de estabelecimentos penais. Relatório CIDH.

56.1. Medidas Provisórias contra o Brasil (Instituto Penal Placido Sá Carvalho; Complexo Penitenciário do Curado; Urso Branco; Complexo de Tatuapé – FEBEM; Penitenciária de Araraquara; Unidade de Internação Sócio Educativa; Complexo de Pedrinhas).

57. Gênero e Privação de Liberdade. Mulheres encarceradas (cis e trans). Regras de Bangkok. LGBT Privados de Liberdade. Resolução nº 01/2014 do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária em Conjunto com o Conselho Nacional de Combate à Discriminação.

58. Pessoas Indígenas Privadas de Liberdade. Resolução CNJ n. 287/2019.

59. Padrões Internacionais para as Garantias Judiciais e os Direitos Pre-processuais. Caso Escher e outros.

60. Direito a não ser torturado. Protocolo de Istambul. CNJ. SIDH. Convenção Interamericana para Prevenir e Punir a Tortura. Padrões Internacionais para Prisão e Liberdade. Audiência de Custódia. Caso Bayarri vs. Argentina.

61. Padrões Interamericanos de Exclusão da Prova obtida por meio ilícito. Caso Cabrera Garcia e Montiel Flores vs. México.

62. Convenção Contra a Tortura e Outras Penas Ou Tratamentos Cruéis, Desumanos ou Degradantes. Comitê de Supervisão. Funções e atribuições. Subcomitê para a Prevenção da Tortura. Mecanismos Nacional e Estaduais de Prevenção e Combate à Tortura. Atribuições. Resolução DPGE/RJ nº 932 de 26 de junho de 2018. (protocolo contra a tortura)

VENHA CONSTRUIR O CONHECIMENTO COMIGO!

Professora

Patricia Magno