Curso de DIREITOS HUMANOS para DEFENSORAS/ES:
ressignificando a atuação estratégica
⭐⭐⭐⭐⭐

 

Curso de Direitos Humanos para Defensoras/es

⏰ 60 horas/aula

✨ Certificado de conclusão

✨ Material complementar de apoio

✨ Módulo 3 traz conteúdo exclusivo que inclui peças processuais e extraprocessuais

DEPOIMENTOS

Sou defensor público no estado do Paraná, desde 2013, e fui aluno da professora Patrícia Magno do curso completo de Direitos Humanos. Realizei o curso recentemente,  inclusive, após minha titulação de mestre na mesma área temática.

Posso atestar, sem qualquer hesitação, que o conteúdo programático oferece um instrumental teórico e prático para a construção, tanto de um aprendizado e atualização críticos, quanto de uma atuação criativa e estratégica.A paixão e o comprometimento com que Patricia Magno prepara e ministra as aulas nos inspira a aprofundar ainda mais nos temas abordados.

Recomendo a acadêmicos/as, pós graduandos/as e a colegas do sistema de justiça para qualificarem seus estudos e atuações nessa luta emancipatória  dos DH.

Antonio Vitor Barbosa de Almeida, Defensor Público - PR
Existe uma defensora antes e outra depois do curso de Direitos Humanos Teoria e Prática, de Patrícia Magno.
Sempre atuei de forma aguerrida em prol dos direitos dos usuários da Defensoria Pública do Estado do Acre. Porém, fundamentava minhas petições com o ordenamento jurídico brasileiro, e pensava ser o suficiente. Todavia, queria aprender sobre os Direitos Humanos, e ao me deparar com o curso da Patrícia, pago pelo Centro de Estudos Jurídicos da Defensoria do Acre, pensei que teria uma visão geral dos Direitos Humanos, para após me aprofundar.
Eis a grata surpresa, o curso é de uma profundidade incrível, onde aprendemos a ter uma visão crítica do direito, e do próprio Direitos Humanos. Onde é percebido que é preciso reler o direito com uma visão anticolonialista e antirracista. Onde nos é ensinado a necessidade de ter uma cultura jurídica de Direitos Humanos, e usar isso diariamente no nosso trabalho e na nossa vida, através do conhecimento dos tratados e documentos internacionais de Direitos Humanos, bem como através do controle de convencionalidade, fundamentando nossas petições. No curso também aprendemos sobre a Corte Internacional de Direitos Humanos, sua função contenciosa, o sistema de petição individual e muito mais. Enfim, é um curso completo, que você não quer parar de assistir às aulas, pelas riquezas dos ensinamentos, e que nos dá força para gerar fissuras no sistema racista, colonial, patriarcal hoje existente, seja litigando judicialmente, ou através de educação em direitos.
Flavia do Nascimento Oliveira, Defensora Pública - ACRE

INVESTIMENTO

INVESTIMENTO (Individual)

R$1430

INVESTIMENTO (Institucional)

1430

Prezada/o colega!
ESTE CURSO É UMA EXCLUSIVIDADE PARA VOCÊ!

POR QUE VOCÊ PRECISA DESTE
CURSO COMPLETO DE DIREITOS HUMANOS PARA DENFESORAS/ES?

  • Para se tornar um melhor instrumento de promoção dos direitos humanos e cumprir a promessa forjada na Constituição Federal, a partir do estudo aprofundado de LITIGÂNCIA ESTRATÉGIA e aprimorar seu defensorar.

  • Estudar a proteção internacional (regional e global) destinada às pessoas em situação de vulnerabilidade, sendo as aulas divididas por fatores de vulnerabilidade, dentre os quais destacamos: situação de pobreza, gênero, pertencimento étnico-racial, precariedade habitacional, situação de denegação de justiça por violações de DH no marco da ditadura cívico-militar, privação de liberdade, deficiência, idade (pessoas idosas e crianças e adolescentes), situação de migração, refúgio ou apatrídia.

  • Apresentar os marcos teóricos e práticos da atuação ou litigância estratégica.

  • Estudar diversos casos concretos exitosos ou não para refletir sobre erros e acertos na construção de uma práxis defensorial emancipatória.

  • O curso se divide em 3 módulos e compõe-se por um mosaico de aulas.

  • No MÓDULO 1 são estabelecidos os alicerces e fundamentos gerais da matéria.

    • Composto por uma aula introdutória intitulada “Defensoria Pública e a Promoção de DH: do controle de convencionalidade no dia-a-dia até a litigância internacional” e pelos tópicos em que são estabelecidos os alicerces e fundamentos gerais da disciplina.

  • MÓDULO 2 se dedica ao estudo dos DIREITOS HUMANOS DAS PESSOAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE.

    • As aulas são divididas em tópicos e reúnem, a partir da pessoa em situação de vulnerabilidade a normativa internacional (regional e onusiana) à qual está vinculada o Estado brasileiro. A estratégia é revisitar a norma a partir do sujeito de direito internacional, nosso defendido.

  • MÓDULO 3 se dedica ao estudo dos DIREITOS HUMANOS PARA DEFENSORAS/ES.

    • Foi estruturado para demonstrar o modo como a dimensão promocional de direitos humanos pode ser concretizada. Ele se compõe de uma série de situações concretas que foram enfrentadas seja no plano judicial, seja no plano extrajudicial, interno e internacional, com o passo-a-passo da atuação estratégica.

      Viabiliza o acesso a peças processuais, relatórios de fiscalização, modo de documentação de grupos de trabalho interinstitucional, manejo de técnicas e métodos, inclusive de gestão, que precisam ser facilitados para o aperfeiçoamento de um fazer defensorial que produza fissuras emancipatórias no sistema de justiça.

  • Grupo exclusivo WHATS APP para intercâmbio direto com a professora Patricia Magno e com es outres colegas defensoras/es. Link para ingresso no grupo, verificar na plataforma, em Informações Gerais.